PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 33958 > OPERACIONAL MAIS DE 400 MILITARES DA FAB QUE ATUAM NA AMAZôNIA TREINAM SOBREVIVêNCIA NA SELVA

OPERACIONAL

Mais de 400 militares da FAB que atuam na Amazônia treinam sobrevivência na selva

Publicado: 2019-05-09 17:37:00
Efetivo do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) realizou estágio em unidade do Exército em Manaus (AM)

Mais de 400 militares do efetivo do  Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) realizaram um Estágio de Adaptação e Sobrevivência na Selva no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), unidade do Exército Brasileiro, em Manaus (AM), no período de 30 de abril a 2 de maio. 

Os militares do CINDACTA IV fazem deslocamentos aéreos sobre a floresta para prestar apoio aos 26 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEAs) e às 18 Estações de Apoio ao Controle do Espaço Aéreo (EACEAs), localizados na região Amazônica. "Tivemos excelentes instruções militares, relembramos e adquirimos importantes conhecimentos, que poderão ser vitais em situações que requeiram medidas extremas para sobrevivência em ambiente de selva. Mais que aprimoramento técnico, necessário e de grande valia para a atividade militar, o exercício foi uma grande experiência de vida”, avaliou um dos participantes, Tenente Gilson Novaes Cardoso da Silveira. 

O treinamento foi composto de uma marcha de 4km em ambiente de obstáculos naturais característicos da selva amazônica e de oficinas de abrigo, obtenção de água, fogo e alimentos de origem vegetal e animal.

O Comandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador Nilo Sérgio Machado de Azevedo, afirmou que o estreitamento dos laços com o Exército Brasileiro propiciou que o estágio acontecesse em um dos melhores Centro de Instrução de Guerra na Selva do mundo. "O CIGS é reconhecido internacionalmente pela formação dos Guerreiros de Selva, o que, sem dúvida nenhuma, contribuiu para a capacitação do nosso efetivo em alto nível de excelência”, concluiu. 

Fotos: CINDACTA IV, com edição de Luiz Eduardo Perez (DECEA)